Existem muitos trabalhos de “ensaios randomizados” envolvendo procedimentos de conduta para a dor de cabeça cervicogênica e a Medicina Chinesa, em particular a acupuntura.
Estudos epidemiológicos apresentam aproximadamente 2.5% das pessoas sofrem de dor de cabeça cervicogênica, com distribuição de faixa etária entre 30 e 50 anos de idade, média entre homens e mulheres de 1:4.
A dor de cabeça Cervicogênica é um sub-grupo da dor de cabeça secundária , segundo a ICHD-3, desenvolvida pela IHS ( International Headache Society).
Suas características são importantes pois destacam dos demais tipos:
- a) dor unilateral sem mudança de lado que obrigatoriamente inicia na coluna cervical, no seu aspecto mais superior que envolve as três primeiras vértebras: C1,C2,C3. Essa é a sua principal característica.
b) Episódios de dor de duração variada ou dor continua
c) Dor moderada , não excruciante, normalmente de natureza não latejante.
d) Dor inicia no pescoço, espalha para areas oculo-fronto-temporal
e) Bloqueio anestésico elimina a dor transiente.
f) Vários eventos relacionados: sinais e sintomas autônomos, náusea, vômito, edema ipsilateral e flushing na area periocular, tonteira, fotofobia, fonofobia ou visão borrada no olho ipsilateral.
A sua fisiopatologia envolve estruturas da coluna cervical como: faceta articular, disco intervertebral, ligamentos, músculos e o nervo oftálmico , ramo do V par do nervo craniano, Trigêmio, cujas fibras aferentes convergem para o gânglio Trigêminocervical.
A Medicina Chinesa tem a sua história milenar sustentada por importante pilares e, um deles, a acupuntura que envolve todo um sistema de avaliação e tratamento por agulhas . Possui filosofia de energia formada a principio por 12 canais que circulam o corpo 24h por dia. Esses canais são divididos em canais Yang e Yin, órgãos e vísceras.
Na verdade , esses canais circulam em níveis de camadas, da mais superficial até a mais profunda. Cada canal possui uma atividade fisiológica específica.
O canal Jin ou Músculo Tendíneo é o mais superficial, é o local de circulação do Qi Defensivo. O Canal Jin fornece a camada protetora do corpo, Governa o movimento e, serve de conexão entre os canais principal e divergente aos músculos, tecido conectivo e pele.
Os canais Jin não possuem pontos de acupuntura, no entanto, as suas fontes e pontos de ativação são os pontos mais distais ( pontos Well) do canal principal afetado. A energia geralmente acumula em torno das articulações quando ela se dirige para os pontos que terminam no tronco e cabeça. Geralmente os pontos sensíveis (Ashi) ou pontos gatilhos manifestam no canal Jin.
A dor de cabeça cervicogênica é um tipo de doença de jin e sua patogênese está intimamente relacionada ao ponto de dor de jin formado por alterações patológicas nos músculos (músculos extensores cervicais, fáscia miofascial e tendões) e nervos (nervo maior occipital e occipital menor) e anormalidade da propriocepção. A aponeurose se liga à superfície articular ou vértebra e se torna um ponto de concentração de estresse devido ao grande estresse causado pela manutenção da cabeça e pescoço em uma posição de baixa flexão. A concentração de estresse em longo prazo pode levar à ocorrência de crises de metabolismo energético das fibras musculares, fibrose dos músculos e outras lesões, que contribuem para formar as zonas de tensão e pontos sensíveis das fibras musculares (reunião e locais de nó na Medicina Chinesa), induzindo dor e dor distal referida quando pressionada. Além disso, quando tensão e espasmo ocorrem no músculo por onde o nervo passa, os sintomas de compressão ou estimulação tendem a ser produzidos na emergência do nervo. Portanto, levar em consideração a emergência do nervo como um ponto de acupuntura para realizar a acupuntura deve apresentar um significado positivo para o alívio dos sintomas da dor de cabeça cervicogênica.
Nesta pesquisa, é um ensaio clínico de desenho paralelo, com duas linhas , cego – avaliador e paciente, randomizado e controlado por simulação. Um total de 166 pacientes.
As intervenções serão: nos pacientes do grupo de jin acupuntura receberão 12 sessões de acupuntura durante um período de 4 semanas, implementadas por encontrar a reunião e o nó da reação positiva, os pontos de concentração de estresse e estimulação neurogênica nos músculos extensores cervicais, de acordo com à teoria da Medicina Chinesa jin e aos modernos princípios biomecânicos dos tecidos moles.
Os participantes do grupo de pseudo-acupuntura receberão a acupuntura simulada usando agulhas filiformes em pontos a 5 cm de distância dos pontos de acupuntura usados no grupo de jin acupuntura.
Mensuração dos resultados:
1) Primária:
a) Grau de Dor e Taxa de Dor e
b) Eletromiografia de superfície
2) Secundária:
a) Questionário de dor McGill simplificado (SF-MPQ),
b) Questionário de dor no pescoço de Northwick Park (NPQ),
c) Movimento Ativo do Pescoço,
d) Pesquisa de 36 itens sobre saúde simplificada (SF-36),
e) Escala Autoavaliação de Ansiedade (SAS) e Escala Autoavaliação de Depressão (SDS).
O Status do Resultado será completado em 30 de abril de 2020.
Porém, com o uso do indicador de avaliação para Dor de Cabeça Cervicogênica, controle de qualidade estrita, com a orientação de especialistas profissionais e um período de acompanhamento de 8 a 16 semanas, este estudo fornecerá fortes evidências para o uso do tratamento com acupuntura em pacientes com Dor de Cabeça Cervicogênica.
Edelberto Marques – Equipe HEAD & NECK Fisioterapia