Quem nunca sentiu fortes dores de cabeça? Independentemente de ser durante a jornada de trabalho, na faculdade ou em casa, milhões de pessoas sofrem com as dores de cabeça durante todos os dias.

Em seu artigo publicado em 2018, entitulado Headache (dor de cabeça em inglês) pelo Jornal Americano de Medicina, o autor Paul Rizzoli discute os diagnósticos e as classificações atuais das dores de cabeça e as formas de gerenciamento deste distúrbio que é muito mais comum do que a gente imagina.

Você sabia, por exemplo, que referências de dor de cabeça são encontradas desde 1200 A.C. ?

Continue a leitura abaixo e entenda mais sobre elas!

 

DOR DE CABEÇA OU CEFALEIA

A dor de cabeça ou cefaleia como também é denominada proporciona grandes impactos socioeconômicos para a sociedade. Os custos diretos e indiretos da dor de cabeça são estimados em U$ 14 bilhões (dólares) anuais.

Pessoas que sofrem de enxaqueca (um dos principais tipos de cefaleia), por exemplo, comumente precisam afastar-se de suas atividades laborais.

A prevalência de casos de cefaleia é de 96%, quer dizer, durante toda a vida apenas 4% das pessoas não apresentarão quadro de dor de cabeça em algum momento. Um ponto importante: predominantemente em mulheres.

De alguma forma, todos os profissionais da saúde irão encontrar este sério problema clínico regularmente em suas rotinas de trabalho. Por isso, o diagnóstico precoce e correto associado ao tratamento mais eficaz ajudarão a reduzir a dor, o sofrimento dos pacientes e este enorme impacto social na nossa sociedade.

 

HISTÓRICO DAS DORES DE CABEÇA

Um dos pontos mais importantes é a obtenção de um histórico detalhado da dor de cabeça do paciente, sendo este relato imprescindível para o diagnóstico correto. As informações coletadas na avaliação inicial do paciente são comparadas com os critérios de diagnósticos existentes para que possa ser criado a melhor correspondência possível.

O histórico registrará detalhes sobre a dor de cabeça em si, como frequência da dor, duração, características, gravidade, localização, qualidade e recursos de ativação (como começou), fatores de agravo e alívio, dentre outros.

A idade de início é extremamente importante e uma história familiar de dor de cabeça também deve ser explorada. É importante obter características do estilo de vida da pessoa, incluindo a dieta (por exemplo, o uso de cafeína), os hábitos de sono, informações sobre o ambiente de trabalho e estresse.

Detalhes de quaisquer outras condições pré-existentes, como distúrbio do sono associado, depressão, ansiedade precisa ser investigada.

 

CONHEÇA OS TIPOS DE DORES DE CABEÇA

As dores de cabeça são subdivididas em primárias e secundárias. Uma dor de cabeça primária não tem uma causa conhecida (inicialmente). Dor de cabeça secundária é o resultado de outra condição que pode estar causando inflamação, por exemplo, das estruturas sensíveis à dor.

As dores de cabeça primárias mais comuns incluem enxaqueca, dor de cabeça tensional e dor de cabeça em cluster. A prevalência do tipo tensional é de aproximadamente 40%, enquanto as enxaquecas representam 10%. As enxaquecas ocorrem comumente em mulheres (três vezes mais) entre 25 e 55 anos. Apesar de toda a incapacidade significativa que a enxaqueca causa nas pessoas, ainda é subdiagnosticada e subtratada na maioria das vezes.

As dores de cabeça relacionadas a infecções, doenças vasculares e traumas são exemplos de dores de cabeça secundárias mais comuns.

 

COMPREENDA AS DORES DE CABEÇA E LIVRE-SE DELAS

A dor de cabeça, como já dito, é uma condição descrita quase desde o início da história registrada, e agora é uma área (mais do que nunca) de grande interesse e foco cada vez mais intensos.

A maior compreensão deste assunto pelos diversos especialistas é de fundamental importância para todos aqueles que sofrem diariamente com essa condição clínica. A existência de um sistema flexível de categorização e classificação dos diferentes tipos de dores de cabeça permite uma adequada gestão, agora no presente e já prepara o terreno para os avanços de futuras descobertas.

Nós da Head & Neck Fisioterapia temos como propósito ajudar você a ter uma vida normal novamente. Livre das dores de cabeça incapacitantes e podendo ser funcional, isto é, capaz de realizar suas atividades diárias sem limitações.

Assine a nossa newsletter agora mesmo e acompanhe semanalmente os nossos conteúdos sobre dores de cabeça e cefaleia!