Hoje vamos falar sobre alguns mitos e verdades sobre dor de cabeça, que muitas vezes ouvimos dos pacientes que chegam aos nossos consultórios e que certamente você que sofre de cefaleia já deve ter escutado alguma vez (pelo menos um desses mitos tenho certeza que sim).

Antes de tudo, você já conhece o nosso infográfico: DOR DE CABEÇA X ENXAQUECA?

Clique no link abaixo e tenha acesso a esse material exclusivo!

 

Confira abaixo 7 mitos e verdades sobre DOR DE CABEÇA!

 

Mito 1: Toda dor de cabeça é uma enxaqueca e vice-versa.

 

Dor de cabeça é a dor que aparece em qualquer região da cabeça, propriamente dita. É o termo genérico para designar esse tipo de sintoma. Desta forma, a dor pode apresentar-se de diferentes formas e qualidades. A localização, frequência e intensidade da dor são importantes para que diagnósticos clínicos possam ser feitos. A enxaqueca é o nome dado para um tipo de dor de cabeça.

De acordo com a International Headache Society , existem mais de 300 tipos diferentes de dor de cabeça!

Leia: VOCÊ SABIA QUE EXISTEM MAIS DE 300 TIPOS DE DOR DE CABEÇA?

 

Mito 2: Enxaqueca sem “aura” não é enxaqueca

 

As enxaquecas são classificadas em enxaqueca com aura e enxaqueca sem aura, desta forma dizer que apenas pelo fato de você não ter a aura como um dos sintomas vivenciados durante a crise não significa que o seu diagnóstico não é ou que não pode ser de enxaqueca. Lembrando: a aura é caracterizada por ataques recorrentes, que duram minutos, de sintomas do sistema nervoso, principalmente visuais (mais de 90% dos casos), unilaterais e totalmente reversíveis. Esses sintomas são desenvolvidos gradualmente e são usualmente seguidos de dor de cabeça além dos sintomas clássicos da enxaqueca.

 

Mito 3: Não é enxaqueca, é “apenas” dor de cabeça tensional

 

A cefaleia tipo tensional é forma mais comumente encontrada e caracteriza-se de forma geral por uma dor com intensidade de leve a moderada, que não está associada a sintomas como: náusea, vômito, fotofobia e fonofobia, por exemplo. Apresenta variação quanto à frequência, duração e gravidade, com relatos episódios raros e esporádicos de desconfortos de curta duração, até dores de cabeça frequentes, duradouras e contínuas.

A presença de desconforto cervical é muito comum também na enxaqueca, por isso em alguns casos pode gerar confundimento. A realização de uma avaliação subjetiva bem feita é primordial.

Leia: DESCUBRA TUDO SOBRE CEFALEIA TENSIONAL: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS

 

Mito 4: Enxaqueca só afeta mulheres

 

Estatisticamente, a enxaqueca afeta muito mais mulheres do que homens sim. A relação é de 1 mulher a cada 5, enquanto que para os homens a relação é de 1 para 16. Injusto com as mulheres, certo? O que acha?

 

Mito 5: As pessoas usam a dor de cabeça como desculpa para faltar ao trabalho, escola e deixar de participar de eventos sociais.

 

Isso não é verdade. As pessoas que sofrem de crises de dor de cabeça não estão brincando ou tentando enganar. Dependendo do tipo de cefaleia, as dores podem ser insuportáveis como, por exemplo, nos casos de cefaleia em salvas. Os relatos de dor neste caso são assustadores. Precisamos respeitar e entender que em alguns momentos o melhor pra a pessoa é ficar deitada dentro de um quarto escuro em silêncio. Precisamos dar apoio e suporte para que o paciente busque o melhor tratamento possível.

 

Mito 6: Quanto maior o estresse, mais comumente você pode ter uma dor de cabeça.

 

Verdade. O estresse realmente pode ser um gatilho para uma crise de dor de cabeça. É muito fácil imaginar que uma mudança repentina no trabalho ou uma crise no relacionamento seriam as causas dominantes de uma dor de cabeça. Porém o acúmulo das pequenas coisas do dia a dia (trânsito diário, problemas financeiros, insatisfação no trabalho de longa data) que têm o maior potencial de gerar essa tensão. Importante lembrar que quando estamos mais tensos, geralmente aumentamos a força de contração da mandíbula e contraímos e elevamos os ombros, o que pode também aumentar a probabilidade de uma dor de cabeça.

 

Mito 7: Cafeína é ruim para dor de cabeça

 

Pesquisas já mostraram que a cafeína pode potencializar o efeito de analgésicos para cefaleia. Por outro lado, concentrações elevadas pode ser sim um gatilho para a dor de cabeça.

Leia:  ALIMENTAÇÃO E AS DORES DE CABEÇA: GATILHOS X BENEFÍCIOS

 

Qual dos mitos acima você já tinha escutado, hein?

Deixe o seu comentário aqui embaixo e divida conosco a sua experiência!

Vinicius Martins – EQUIPE HEAD & NECK FISIOTERAPIA

Siga @headeneckfisioterapia nas redes sociais!!